Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

23 de outubro de 1995

Maria Alice Morim Tavares de Melo

A Correção em Sala de Aula de Língua Estrangeira

Orientação: Kazuê Saito Monteiro de Barros
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta pesquisa volta-se para a investigação da correção no ambiente da sala de aula de língua estrangeira buscando estabelecer uma relação entre tipos de aula e classes de correção. Esse fenômeno tem sido estudado em contextos diversificados, como a conversação informal entre falantes nativos, e aprendizes de língua estrangeira. Na sala de aula de língua materna e na sala de aula de língua estrangeira, as investigações existentes se preocupam especificamente em definir quem corrige e em que momento se corrige. Este trabalho procura expandir o âmbito das ocorrências observáveis e, para tanto, utiliza como suporte teórico as contribuições de Salo Lee (1987) para introduzir na análise classes de correção e categorias de correção. Devido à falta de consenso quanto ao conceito de correção foi necessário se fazer um apanhado das suas diferentes interpretações, a fim de que se pudesse ter, de maneira clara, uma visão que possibilitasse chegar à definição da noção de correção a ser adotada neste estudo. Pelo fato de o enfoque dado à correção nesta investigação se dirigir à sala de aula, um levantamento do que a literatura apresenta como traços peculiares a esse ambiente foi realizado. A análise dos dados mostrou que a crença comum de que o comportamento dos interactantes na sala de aula é sempre determinado pela assimetria resultante da diferença de status entre professor e aluno não corresponde necessariamente à realidade, já que foram encontradas estâncias em que o procedimento de correção não se realizou de maneira a refletir a relação de poder esperada em um ambiente institucionalizado, como é a sala de aula.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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