Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

2 de outubro de 1995

Vicente Masip Viciano

Dificuldades Fonéticas Segmentais de Brasileiros Recifenses Estudantes de Espanhol

Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: O ensino de língua espanhola a brasileiros e de língua portuguesa a falantes de espanhol aumenta a cada dia pautado em métodos e manuais impróprios, a maior parte dos quais pensado para anglo-saxões. Na tentativa de contribuir para um embasamento científico na área, desenvolvo este trabalho a partir de uma pesquisa fonética segmental, precedida de um estudo teórico sobre as principais escolas fonológicas e de uma análise contrastiva dos sistemas fonológicos português e espanhol. Deixo para uma segunda etapa a abordagem prosódica para evitar o acúmulo de dados e assegurar o rigor da abordagem. Após selecionar textos de locutores espanhóis e de alunos recifenses de língua espanhola, feitas as gravações e transcrições, identifico, num primeiro momento, as principais dificuldades dos alunos quanto a emissões vocálicas e articulações consonantais por meio de uma observação contrastiva, e as descrevo segundo os parâmetros de tonicidade e posição. A seguir, traço um diagnóstico acústico / articulatório de cada uma das variantes vocálico / consonantais detectadas e apresento exercícios de adequação ao modelo pretendido. Finalizo a tarefa com uma proposta fonética preventiva que, a partir dos dados colhidos e processados, orienta os futuros estudantes brasileiros de castelhano, já no início do aprendizado, sobre a correta emissão e articulação de sons, aproveitando ao máximo a facilidade que eles já possuem para assimilar esse idioma. Concluo que a maior parte dos percalços fonéticos segmentais enfrentados pelos alunos decorre de interferências da língua materna, enquanto que uma mínima parte se deve ao desconhecimento da produção de sons. Defendo uma didática fonética segmental preventiva, a partir de diagnósticos individuais, base segura para a construção do edifício prosódico e para ulteriores pesquisas morfo-sintáticas e lexicais.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: