Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

18 de outubro de 1996

Moisés João de Araújo Neto

A Relação de Influência da Produção na Compreensão de Artigos Jornalísticos

Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a relação de influência da produção na compreensão de artigos jornalísticos submetidos, em circunstâncias específicas, à interpretação de alunos da língua portuguesa 1 e língua portuguesa 2, do curso de secretariado na UFPE. A análise parte da perspectiva de que a leitura de qualquer texto constitui apenas um momento de ato verbal mais amplo e, desta forma, ficam subtendidos, por sua realização, aspectos interacionais pelos quais os usuários da língua constroem cooperativamente a significação. Nesse sentido, subjacente à análise dos processos de produção e compreensão, a língua será considerada numa abordagem interacionista, resultando que se observe que toda tentativa de produção e compreensão de texto deverá ser relacionada e analisada em função de fatores que co-ocorrem no texto e fora de seus limites formais, num jogo de intenções e relações entre sujeitos, discursos (tipo de texto) e contexto (situação de uso). A pesquisa, especificamente, tentará demonstrar as noções e o uso de uma representação textual e um modelo situacional (VAN DIJK, 1992), bem como algumas implicações que tais elementos proporcionam no processo de realização e compreensão de artigos jornalísticos tais como o papel das experiências pessoais de leitura (a história de leitura do usuário) e os aspectos das propriedades comunicativas e sociais (representados em uma cognição social) envolvidos no processo, tudo isso como pleiteado em Van Dijk (op. cit). Partindo de recorte na ampla abordagem que se supõe possível no estudo da compreensão (compreensão enquanto construção e compreensão enquanto integração), pretende-se comprovar a influência entre as etapas, no que deve ser um contínuo produção-compreensão, delineando-se os mecanismos e as estratégias resultantes da tentativa de formulação da significação do texto lido. Considerando a formulação de um modelo situacional sobre um texto como uma tentativa de compreendê-lo, levantou-se a hipótese de que a compreensão enquanto finalidade, embora se dê com muitos subsídios de elementos exteriores ao texto, exige que o leitor previamente construa uma interpretação da estrutura do texto lido, tendo em vista que a unidade de sentido, pleiteada numa interpretação, será conseguida, ou não, pela capacidade ou habilidade do indivíduo leitor de construir tal modelo cuja constituição também é prevista, via cognição social, na produção dos artigos.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: