Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

23 de outubro de 2001

Sandra Carla Ferreira de Castro

A Retórica dos Links no Hipertexto

Orientação: Luiz Antônio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Numa perspectiva mais ampla, este trabalho analisa a escritura eletrônica não-seqüencial e não-linear: o hipertexto, em um ambiente natural na rede mundial. Através dessa ferramenta, investiga, especificamente, a natureza das ligações eletrônicas estruturadas em itens lexicais, sintagmáticas ou ícones: o link. Tomando por base sugestões de Nicholas C. Burbules (1998), serão verificados: (a) os processos de seleção de um determinado item lexical ou sintagma para a formação de um link; (b) os valore envolvidos nessa decisão; (c) as redes semântico-pragmáticas estabelecidas por eles. No que diz respeito às análises, é necessário deixar claro que não há um corpus, uma vez que num trabalho hipertextual, a montagem de um corpus surge como impraticável, pois é impossível mapear todas as interconexões existentes na rede (web). Por isso, tornou-se mais pertinente a análise de domínios discursivos, no intuito de garantir, o quanto possível, a realidade virtual. A partir dessas análises, foi verificado que os links não são simplesmente elementos retóricos, porque exploram o estilo (figuras de linguagem), mas porque articulam idéias, argumentos, na medida em que contribuem para atrair o internauta, bem como mantê-lo “preso” ao site. Isso ratifica a conclusão de que os links são elementos persuasivo, pois contribuem para formar uma rede semântico-pragmática de informações.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

2 comentários:

Gisella disse...

Não está disponível o link para download da dissertação cujo título é Retórica dos Links no Hipertexto.
Gostaria muito de ter acesso a esse trabalho.

Letras Digitais disse...

Prezada Gisella, só estão disponíveis na Web os trabalhos autorizados por seus autores. Esse processo é contínuo e estamos aguardando a autorização dos que tenham interesse em disponibilizar sua tese e/ou dissertação.