A Correção de Textos Narrativos de 5ª e 6ª Séries
Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A presente dissertação é um estudo exploratório sobre as correções feitas nos textos de alunos por professores de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental, objetivando conhecer a concepção que esses profissionais têm sobre a coerência narrativa. Para isso, foi aplicado um questionário a oito professoras de uma Escola Pública, em Teresina-PI, assistimos às aulas dessas informantes sobre a narrativa, e depois analisamos as correções de 125 textos de alunos fornecidos por elas. A pesquisa revelou que a prática dessas professoras ainda é tradicional: o que impera é o ensino da gramática; a produção textual não recebe a mesma atenção por parte das professoras, que o ensino da gramática. A análise também revelou que “coerência narrativa” é um critério de avaliação que se aplica a qualquer gênero textual, já que ela decorre da existência, no texto, de “começo, meio e fim”. Comparando as respostas dos questionários com as correções aos textos, concluímos que falta a essas professoras não só conhecimento atualizado de Lingüística Textual e de modelos de análise da narrativa, mas, principalmente, falta-lhes metodologia, ou melhor, como pôr em prática o conhecimento de que dispõem. Este estudo não pretende mostrar a solução para o problema, mas, espera-se motivar outros estudos e outras práticas.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
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