A Circulação do Texto Jornalístico na Escola
Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Tomando por base os conceitos da teoria das representações sociais, e do interacionismo sócio-discursivo, esse estudo objetiva investigar a circulação do texto jornalístico na escola de Ensino Médio e a compreensão intertextual e crítica desses mesmos textos como uma prática social produtora de sentidos e, como tal, perpassada de ideologia. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de questionários, entrevistas e conversas informais, observação de aulas e oficinas de leitura do texto jornalístico, em duas escolas de Ensino Médio, uma da Rede Pública e outra da Rede Particular, na cidade de Teresina, Estado do Piauí. Os resultados apontam para a necessidade de subsidiar a leitura com uma base de conhecimento operacionalizada, tendo por fundamento as noções de gêneros textuais e o uso de estratégias discursivas e interacionais. Em termos de implicações pedagógicas, os resultados desta pesquisa ensejaram a postulação de que o jornal pode ser mais uma alternativa de leitura em sala de aula visando propiciar o desenvolvimento do leitor crítico exigido pela nova ordem social e pelos princípios estruturadores da atual proposta curricular para o Ensino Médio.
» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE
Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
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