O Discurso Narrativo Oral: um estudo do papel do reconto
Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística
Esta dissertação se propõe a investigar o papel de reconto das narrativas de contos de fadas no discurso narrativo de uma criança em idade pré-escolar, caracterizando-se, portanto, como um estudo de caso. As perspectivas teóricas adotadas radicam nos estudos sociointeracionistas, quer vinculados à Lingüística, através dos estudos de Bakhtin e seguidores sobre a linguagem como interação; quer a Psicologia Cognitiva, através das contribuições de Vygotsky (e adeptos dos postulados interacionistas) sobre o desenvolvimento da cognição. Para tanto, foram realizadas filmagens da criança enquanto interagia com sua mãe e recontava as referidas histórias, no período entre os dois e seis anos de idade. A análise dos dados que emergiu dos corpora procura enfatizar, em primeiro lugar, a importância do mediador, do outro, no processo de construção da linguagem, e, em segundo lugar, procura mostrar que as atividades de reconto de narrativas de contos de fadas, que parecem preencher uma função ritualística ligada ao fenômeno da repetição, são ressignificadas pela criança selecionada para o estudo de caso. Os resultados encontrados levam a crer, portanto, que, devido aos momentos interativos que proporciona e ao simbolismo das histórias, a atividade de reconto é confirmada como de grande importância para o desenvolvimento do discurso narrativo infantil.
» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE
Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
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