A Construção social e Intertextual em “A Sombra Severa” de Raimundo Carrero
Orientação: Roland Walter
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O presente trabalho tem a intenção de enfocar como a intertextualidade - relação dialógica estabelecida não só ente o texto, mas com os outros - na obra Sombra Severa, de Raimundo Carrero, se constrói enquanto paradigma das obras literárias. Ao constituir e reconstruir a narrativa sagrada, Carrero mergulha nas entranhas do ser humano, rastreando o dilaceramento e o arrependimento da humanidade. É a fusão simbólica das narrativas que cria o imaginário literário da realidade, apontando caminhos para que se compreenda o cotidiano da vida e a desumanização da humanidade.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
30 de dezembro de 1999
20 de dezembro de 1999
Sílvia Fernanda Medeiros Maciel
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Letras Digitais
Nomes, Tempos e Lugares Mágicos: leituras psicológicas dos livros infantis de Raquel de Queiroz
Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Esta dissertação resulta da leitura dos três livros infantis de Rachel de Queiroz - O Menino mágico, Cafute e Pena-de-prata e Andira - a partir de teorias psicológicas distintas. Demonstrando a possibilidade de interdisciplinaridade entre literatura e psicologia, cada capítulo trata de um aspecto distinto dos livros objeto-de-estudo e tem como base uma teoria psicológica específica. o primeiro capítulo trata da questão dos nomes, estudados a partir da lingüística, da psicologia da linguagem e da psicanálise. O segundo, fala do tempo e se baseia na Psicologia do Desenvolvimento. O terceiro, trata dos lugares, das histórias e se estrutura, principalmente, a partir da Psicologia Ambiental. São, portanto, independentes, pois tratam de temas distintos. A interrelação entre eles se dá por uma identidade na diferença: todos partem dos três livros de Rachel de Queiroz para falar das teorias, exemplificando-as e discutindo-as a partir deles. Pôde-se concluir, depois da análise desses três aspectos, que a idéia de pares é uma constante nos livros analisados e que o último livro - Andira - representa uma síntese dessa noção, tanto no que diz respeito à personagem, quanto à idéia de tempo e aos lugares onde se desenrola a história.
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Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Esta dissertação resulta da leitura dos três livros infantis de Rachel de Queiroz - O Menino mágico, Cafute e Pena-de-prata e Andira - a partir de teorias psicológicas distintas. Demonstrando a possibilidade de interdisciplinaridade entre literatura e psicologia, cada capítulo trata de um aspecto distinto dos livros objeto-de-estudo e tem como base uma teoria psicológica específica. o primeiro capítulo trata da questão dos nomes, estudados a partir da lingüística, da psicologia da linguagem e da psicanálise. O segundo, fala do tempo e se baseia na Psicologia do Desenvolvimento. O terceiro, trata dos lugares, das histórias e se estrutura, principalmente, a partir da Psicologia Ambiental. São, portanto, independentes, pois tratam de temas distintos. A interrelação entre eles se dá por uma identidade na diferença: todos partem dos três livros de Rachel de Queiroz para falar das teorias, exemplificando-as e discutindo-as a partir deles. Pôde-se concluir, depois da análise desses três aspectos, que a idéia de pares é uma constante nos livros analisados e que o último livro - Andira - representa uma síntese dessa noção, tanto no que diz respeito à personagem, quanto à idéia de tempo e aos lugares onde se desenrola a história.
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16 de dezembro de 1999
Marlon Freire de Melo
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Letras Digitais
Tipos Sociais, Tipos Literários: uma análise sócioliterária do teatro e romance franceses dos Séculos XVII e XVIII
Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Uma monografia sobre a história da sociedade francesa, à luz da dramaturgia e literatura francesas dos séculos XVII e XVIII. A pesquisa tenta demonstrar que a história literária não pode ser de modo algum dissociada da história social, e utiliza para isso dois de seus elementos mais apreciados na época: o teatro e o romance. As cortes de Luís XIV, Luís XV e Luís XVI eram estreitamente ligadas à produção literária e teatral. Analisando algumas peças e alguns romances publicados nesse período, nós fazemos um rápido percurso na vida social dos séculos XVII e XVIII.
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Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Uma monografia sobre a história da sociedade francesa, à luz da dramaturgia e literatura francesas dos séculos XVII e XVIII. A pesquisa tenta demonstrar que a história literária não pode ser de modo algum dissociada da história social, e utiliza para isso dois de seus elementos mais apreciados na época: o teatro e o romance. As cortes de Luís XIV, Luís XV e Luís XVI eram estreitamente ligadas à produção literária e teatral. Analisando algumas peças e alguns romances publicados nesse período, nós fazemos um rápido percurso na vida social dos séculos XVII e XVIII.
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13 de dezembro de 1999
Hugo Monteiro Ferreira
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Letras Digitais
Literatura Bojunguiana: (re)construção do imaginário infantil
Orientação: Ricardo Bigi de Aquino
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O presente trabalho visa analisar a influência que a leitura das obras literárias infanto-juvenis A bolsa amarela (1976) e A casa da madrinha (1978), de Lygia Bojunga Nunes, exerce na formação de imagens na e pela mente humana. Considerando que o projeto ficcional bojunguiano propõe a construção incessante de novos significados a partir da inter-relação texto/leitor, podemos dizer que as imagens constituintes do imaginário são reconstituídas à medida que o processo da leitura se efetiva.
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Orientação: Ricardo Bigi de Aquino
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O presente trabalho visa analisar a influência que a leitura das obras literárias infanto-juvenis A bolsa amarela (1976) e A casa da madrinha (1978), de Lygia Bojunga Nunes, exerce na formação de imagens na e pela mente humana. Considerando que o projeto ficcional bojunguiano propõe a construção incessante de novos significados a partir da inter-relação texto/leitor, podemos dizer que as imagens constituintes do imaginário são reconstituídas à medida que o processo da leitura se efetiva.
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10 de dezembro de 1999
Paulo César Souza García
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Letras Digitais
A Cidade do Olhar: a expressão viva em “A Cidade Sitiada” de Clarice Lispector
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: A cidade é vista como uma rede semiótica especular, pressupondo uma teia de signos, que a informa através do olhar. Pronta para determinar argumentos e valores instigantes ou quem sabe, matéria viva, expressiva. O ato de espiar é incessante na cidade-texto de Clarice Lispector, pois corresponde à expressão do ver, do sentir, do ouvir, do perceber, do imaginar. As coisas expressam qualidades traduzidas por sensações que emergem através do contato do sujeito com o espaço. Desse modo, a aparência constitui uma provação e o imaginário uma provocação. Ambos são resgatados no deparar do grande com o pequeno. O acaso e os instintos são proporcionados na textura da cidade com o intuito de promover a presença do ser que se destaca, pinta e borda pelas margens do texto.
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Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: A cidade é vista como uma rede semiótica especular, pressupondo uma teia de signos, que a informa através do olhar. Pronta para determinar argumentos e valores instigantes ou quem sabe, matéria viva, expressiva. O ato de espiar é incessante na cidade-texto de Clarice Lispector, pois corresponde à expressão do ver, do sentir, do ouvir, do perceber, do imaginar. As coisas expressam qualidades traduzidas por sensações que emergem através do contato do sujeito com o espaço. Desse modo, a aparência constitui uma provação e o imaginário uma provocação. Ambos são resgatados no deparar do grande com o pequeno. O acaso e os instintos são proporcionados na textura da cidade com o intuito de promover a presença do ser que se destaca, pinta e borda pelas margens do texto.
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7 de dezembro de 1999
Virgínia Colares Soares Figueirêdo Alves
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Letras Digitais
Inquirição na Justiça: estratégias lingüístico-discursivas
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este estudo discute a noção wittgensteineana de jogo de linguagem a partir da análise de blocos seqüenciais de enunciados extraídos de audiências jurídicas autênticas. A análise desses fragmentos identifica estratégias lingüístico-discursivas na atividade social de inquirir na justiça. Aborda-se o funcionamento estratégico a partir da noção de atividade (Wittgenstein, 1953), retomada pela etnometodologia como episódio (Hymes, 1962) e evento comunicativo (Saville-Troyke, 1982) e pela pragmática como evento de fala (Gumperz, 1982) e tipo de atividade (Levinson,1978), numa perspectiva sócio-pragmática na qual o papel das relações interpessoais e os contextos sociais imediatos interferem nos diversos processos de inferência. Teóricos como Grice (1975), Searle (1975), Gumperz (1982), Levinson (1981), Streeck (1980), Brown (1986), Kasper (1981), Tannen (1985), Dascal (1986) e Koch (1998) são discutidos para tratar a questão da produção de sentido na interação. O tratamento da pergunta-resposta, estrutura da inquirição, fundamenta-se nos estudos de Levinson (1989), Atkinson & Drew (1979), Danet et al (1976), Stenströn (1984), Marcuschi (1986), Moeschler (1986), Hintikka (1994), entre outros. Este trabalho demonstra o anacronismo da concepção de língua, que opera com significados estáticos, apresentado na literatura sobre a hermenêutica jurídica, assim como aponta a falsa analogia da linguagem jurídica com linguagens artificiais, mostrando que o direito utiliza-se da língua ordinária, comum e natural, sendo as normas jurídicas lingüisticamente formuladas e a prática forense estrategicamente articulada, num dos tantos vocabulários profissionais especializados.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este estudo discute a noção wittgensteineana de jogo de linguagem a partir da análise de blocos seqüenciais de enunciados extraídos de audiências jurídicas autênticas. A análise desses fragmentos identifica estratégias lingüístico-discursivas na atividade social de inquirir na justiça. Aborda-se o funcionamento estratégico a partir da noção de atividade (Wittgenstein, 1953), retomada pela etnometodologia como episódio (Hymes, 1962) e evento comunicativo (Saville-Troyke, 1982) e pela pragmática como evento de fala (Gumperz, 1982) e tipo de atividade (Levinson,1978), numa perspectiva sócio-pragmática na qual o papel das relações interpessoais e os contextos sociais imediatos interferem nos diversos processos de inferência. Teóricos como Grice (1975), Searle (1975), Gumperz (1982), Levinson (1981), Streeck (1980), Brown (1986), Kasper (1981), Tannen (1985), Dascal (1986) e Koch (1998) são discutidos para tratar a questão da produção de sentido na interação. O tratamento da pergunta-resposta, estrutura da inquirição, fundamenta-se nos estudos de Levinson (1989), Atkinson & Drew (1979), Danet et al (1976), Stenströn (1984), Marcuschi (1986), Moeschler (1986), Hintikka (1994), entre outros. Este trabalho demonstra o anacronismo da concepção de língua, que opera com significados estáticos, apresentado na literatura sobre a hermenêutica jurídica, assim como aponta a falsa analogia da linguagem jurídica com linguagens artificiais, mostrando que o direito utiliza-se da língua ordinária, comum e natural, sendo as normas jurídicas lingüisticamente formuladas e a prática forense estrategicamente articulada, num dos tantos vocabulários profissionais especializados.
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30 de novembro de 1999
Viviane Braga de Araújo
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Letras Digitais
O Uso dos Tempos Verbais na Construção da Coerência Textual: um estudo nas redações de vestibular
Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O estudo dos tempos verbais na língua portuguesa ainda é um assunto pouco explorado nas gramáticas tradicionais e também pelos professores em sala de aula. A noção de tempo nas gramáticas apresenta-se restrita à idéia de presente, passado e futuro. Contudo, não se enfoca o uso dessa temporalidade expressa pelos verbos, utilizando-se dos textos dos próprios alunos e dessa forma, ressaltando a importância das formas verbais como elementos coesivos capazes de auxiliar na construção da significação global do texto. Com base na teoria do lingüista Weinrich, os tempos verbais, assim como as situações comunicativas, encontram-se distribuídos em dos grupos temporais: o mundo narrado e o mundo comentado. No português, apesar dessa divisão não ocorrer de forma tão absoluta, a aplicação dessa teoria poderá trazer novas maneiras de analisar e compreender melhor o uso desses elementos coesivos nos textos. A análise do corpus desse trabalho levanta algumas questões que mostram o uso inadequado dos tempos verbais e as conseqüências desse uso na coerência textual.
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Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O estudo dos tempos verbais na língua portuguesa ainda é um assunto pouco explorado nas gramáticas tradicionais e também pelos professores em sala de aula. A noção de tempo nas gramáticas apresenta-se restrita à idéia de presente, passado e futuro. Contudo, não se enfoca o uso dessa temporalidade expressa pelos verbos, utilizando-se dos textos dos próprios alunos e dessa forma, ressaltando a importância das formas verbais como elementos coesivos capazes de auxiliar na construção da significação global do texto. Com base na teoria do lingüista Weinrich, os tempos verbais, assim como as situações comunicativas, encontram-se distribuídos em dos grupos temporais: o mundo narrado e o mundo comentado. No português, apesar dessa divisão não ocorrer de forma tão absoluta, a aplicação dessa teoria poderá trazer novas maneiras de analisar e compreender melhor o uso desses elementos coesivos nos textos. A análise do corpus desse trabalho levanta algumas questões que mostram o uso inadequado dos tempos verbais e as conseqüências desse uso na coerência textual.
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29 de novembro de 1999
Roberto da Silva Ribeiro
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Letras Digitais
A Influência do Latim no Léxico do Grego Neotestamentário
Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este trabalho tem como objeto o empréstimo lingüístico ao grego neotestamentário, e o estudo de seus mecanismos e possíveis motivações sóciolingüísticas. Verificam-se nas primeiras escrituras cristãs, exaradas originalmente em grego coinê, vários termos de origem latina. Estes empréstimos se dão nos campos lexicais da administração pública, das instituições privadas, das moedas e medidas e nos nomes próprios. Observou-se que os empréstimos podem ocorrer nos corpus tanto por adaptação morfo-fonêmica quanto semântica e que há uma correlação entre o tipo de empréstimo e o campo lexical à que as palavras emprestadas pertencem. Em muitos casos, observou-se um uso estilístico dos empréstimos nos textos do Novo-Testamento.
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Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este trabalho tem como objeto o empréstimo lingüístico ao grego neotestamentário, e o estudo de seus mecanismos e possíveis motivações sóciolingüísticas. Verificam-se nas primeiras escrituras cristãs, exaradas originalmente em grego coinê, vários termos de origem latina. Estes empréstimos se dão nos campos lexicais da administração pública, das instituições privadas, das moedas e medidas e nos nomes próprios. Observou-se que os empréstimos podem ocorrer nos corpus tanto por adaptação morfo-fonêmica quanto semântica e que há uma correlação entre o tipo de empréstimo e o campo lexical à que as palavras emprestadas pertencem. Em muitos casos, observou-se um uso estilístico dos empréstimos nos textos do Novo-Testamento.
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Ana Lucia Machado Maia
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Letras Digitais
Progressão Referencial e Progressão Tópica por Hipônimos e Hiperônimos em Textos Orais
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho analisa a progressão referencial e a progressão tópica por termos hiponímicos e hiperonímicos em textos orais. Adotar-se-á a teoria da referenciação desenvolvida por Mondada e Dubois (1995), que substitui a teoria tradicional da referência e introduz uma nova abordagem para uma questão bastante antiga na lingüística: podemos ou não dizer o mundo com a língua? Esse questionamento recebeu um outro direcionamento, uma vez que envolve uma complexa rede de relações entre linguagem, mundo e pensamento, discutido tanto pela semântica quanto pela filosofia da linguagem. Baseados nesta nova abordagem, desenvolvemos um estudo sistemático de duas estratégias responsáveis pela progressão do texto: a progressão referencial e progressão tópica. Dentre as sete estratégias de progressão referencial apresentadas por Koch & Marcuschi (1998), selecionamos apenas a relação anafórica por hipônimos e hiperônimos, a partir da qual apresentamos uma proposta também nova para definir hiponímia e hiperonímia como uma relação dependente do contexto de uso das palavras. Para tanto, utilizamos como corpus-base três gêneros textuais selecionados do Projeto Integrado – Núcleo de Estudos Lingüísticos da Fala e Escrita (NELFE) classificados de acordo com o modelo de contínuo tipológico realizado por Marcuschi (1998): (a) informal – a conversação espontânea; (b) semi-formal – entrevista; (c) formal- aula. Realizamos um estudo comparativo nesses gêneros, a fim de verificar funcionamento da progressão referencial e progressão tópica através das relações de inclusão presentes e construídas pelos hiperônimos e hipônimos em condições contextuais.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho analisa a progressão referencial e a progressão tópica por termos hiponímicos e hiperonímicos em textos orais. Adotar-se-á a teoria da referenciação desenvolvida por Mondada e Dubois (1995), que substitui a teoria tradicional da referência e introduz uma nova abordagem para uma questão bastante antiga na lingüística: podemos ou não dizer o mundo com a língua? Esse questionamento recebeu um outro direcionamento, uma vez que envolve uma complexa rede de relações entre linguagem, mundo e pensamento, discutido tanto pela semântica quanto pela filosofia da linguagem. Baseados nesta nova abordagem, desenvolvemos um estudo sistemático de duas estratégias responsáveis pela progressão do texto: a progressão referencial e progressão tópica. Dentre as sete estratégias de progressão referencial apresentadas por Koch & Marcuschi (1998), selecionamos apenas a relação anafórica por hipônimos e hiperônimos, a partir da qual apresentamos uma proposta também nova para definir hiponímia e hiperonímia como uma relação dependente do contexto de uso das palavras. Para tanto, utilizamos como corpus-base três gêneros textuais selecionados do Projeto Integrado – Núcleo de Estudos Lingüísticos da Fala e Escrita (NELFE) classificados de acordo com o modelo de contínuo tipológico realizado por Marcuschi (1998): (a) informal – a conversação espontânea; (b) semi-formal – entrevista; (c) formal- aula. Realizamos um estudo comparativo nesses gêneros, a fim de verificar funcionamento da progressão referencial e progressão tópica através das relações de inclusão presentes e construídas pelos hiperônimos e hipônimos em condições contextuais.
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12 de novembro de 1999
Tânia Maria Pantója Pereira
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Letras Digitais
A Palavra Territorializada: dialogismo e memória em “A Terceira Margem” de Benedicto Monteiro
Orientação: Roland Walter
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Esta dissertação discute regionalismo e identidade cultural, com o objetivo de demonstrar que através da literatura é possível se estabelecer um diálogo entre cultura local e a cultura global. Para tanto, procura-se comprovar, a partir da teoria da intertextualidade, de Mikhail Bakhtin e dos estudos interculturais e interdisciplinares, que o romance Aquele Um, de Benedicto Monteiro, partindo do imaginário social da Amazônia paraense, estabelece um diálogo com outros textos e com outras culturas e reafirma a identidade cultural da região.
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Orientação: Roland Walter
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Esta dissertação discute regionalismo e identidade cultural, com o objetivo de demonstrar que através da literatura é possível se estabelecer um diálogo entre cultura local e a cultura global. Para tanto, procura-se comprovar, a partir da teoria da intertextualidade, de Mikhail Bakhtin e dos estudos interculturais e interdisciplinares, que o romance Aquele Um, de Benedicto Monteiro, partindo do imaginário social da Amazônia paraense, estabelece um diálogo com outros textos e com outras culturas e reafirma a identidade cultural da região.
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8 de novembro de 1999
Clélia Barqueta
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Letras Digitais
A Recriação Histórico-Discursiva da Segunda Guerra Mundial: análise do discurso dos livros de história para o segundo grau
Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística
Resumo: As questões históricas, culturais e ideológicas vêm sendo cada vez mais estudadas por pesquisadores que atuam na área do ensino/aprendizagem. O presente trabalho insere-se nesse contexto. Partiu-se da hipótese de que, assim como a linguagem não é transparente, tampouco é o olhar para o passado. Todo presente, quando olha para trás julga, o passado com padrões e medidas atuais, e tenta reescrever a história à sua maneira.
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Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística
Resumo: As questões históricas, culturais e ideológicas vêm sendo cada vez mais estudadas por pesquisadores que atuam na área do ensino/aprendizagem. O presente trabalho insere-se nesse contexto. Partiu-se da hipótese de que, assim como a linguagem não é transparente, tampouco é o olhar para o passado. Todo presente, quando olha para trás julga, o passado com padrões e medidas atuais, e tenta reescrever a história à sua maneira.
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26 de outubro de 1999
Roberto Henrique Seidel
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Letras Digitais
Do Futuro do Presente ao Presente Continuo Modernismo Vs. Pós Modernismo: Um Estudo Analítico das Obras “Angústia”, de G. Ramos, e “Hotel Atlântico” de J. G. Noll, segundo a Teoria do “Inconsciente Político” de Jameson
Orientação: Roland Walter
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: No presente trabalho nos ocupamos, inicialmente, com o projeto modernizador, seu vínculo com a modernização social e com a modernidade cultural, procurando dar conta dos motivos principais nos quais se orienta o revisionismo patente da discussão pós-moderna em relação à fase de instalação da modernidade estética em geral e da arte moderna em particular. Questionamos a conclusão ou não do projeto da modernidade. Procuramos, ainda, dar uma visão panorâmica da gênese e difusão do termo "pós-modernismo"; inventariando sua ocorrência em termos estéticos; caracterizando formulações teóricas principais que dele se ocuparam (Lyotard, Habermas, Rorty); rastreando sua recepção, recusa e (ab)uso, bem como questionando a sua pertinência classificatória, rotularizante e periodizante.
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Orientação: Roland Walter
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: No presente trabalho nos ocupamos, inicialmente, com o projeto modernizador, seu vínculo com a modernização social e com a modernidade cultural, procurando dar conta dos motivos principais nos quais se orienta o revisionismo patente da discussão pós-moderna em relação à fase de instalação da modernidade estética em geral e da arte moderna em particular. Questionamos a conclusão ou não do projeto da modernidade. Procuramos, ainda, dar uma visão panorâmica da gênese e difusão do termo "pós-modernismo"; inventariando sua ocorrência em termos estéticos; caracterizando formulações teóricas principais que dele se ocuparam (Lyotard, Habermas, Rorty); rastreando sua recepção, recusa e (ab)uso, bem como questionando a sua pertinência classificatória, rotularizante e periodizante.
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15 de outubro de 1999
Valdenides Cabral de Araújo Dias
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Das Margens do Corpo ao Corpo de Linguagem: A Incorporação na Poética de Gilberto de Mendonça Teles
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Nossa análise teve como objetivo mostrar como se dá o processo de incorporação textual na poesia de Gilberto Mendonça Teles, mais especificamente, nos livros Plural de Nuvens e Cone de Sombras. Seguimos aqui o percurso de sua escrituração, desde o ato de pensar a sua poesia até o momento em que se oferece ao leitor como corpo de linguagem, primeiro: as armadilhas da linguagem e da língua, a devoração da palavra e sua digestão, a sonora e sensual-idade das palavras no momento de sua "escalavração". Depois, como corpo erótico a circular dentro do corpo de linguagem: o lance de dedos, a fragmentação, o descontínuo do corpo, as suas margens e zonas; o melhor da mulher-palavra-poesia e de sua transgressão dita por um homem.
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Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Nossa análise teve como objetivo mostrar como se dá o processo de incorporação textual na poesia de Gilberto Mendonça Teles, mais especificamente, nos livros Plural de Nuvens e Cone de Sombras. Seguimos aqui o percurso de sua escrituração, desde o ato de pensar a sua poesia até o momento em que se oferece ao leitor como corpo de linguagem, primeiro: as armadilhas da linguagem e da língua, a devoração da palavra e sua digestão, a sonora e sensual-idade das palavras no momento de sua "escalavração". Depois, como corpo erótico a circular dentro do corpo de linguagem: o lance de dedos, a fragmentação, o descontínuo do corpo, as suas margens e zonas; o melhor da mulher-palavra-poesia e de sua transgressão dita por um homem.
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1 de outubro de 1999
Paulo Fernando de Souza Júnior
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Letras Digitais
Da Poesia Visual à Poesia Intersemiótica no Pós Modernismo Brasileiro
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: A presente dissertação tem como tema a influência das tecnologias da imagem - em especial o vídeo - no surgimento de uma poética intersemiótica, no contexto do pós-modernismo literário brasileiro, enfocando a análise das relações texto/imagem estabelecidas em Nome, de Arnaldo Antunes, a fim de verificar as transformações que estas tecnologias causaram na poética visual. No primeiro capítulo, faremos uma breve síntese histórica da poesia visual no Brasil, analisando alguns de seus procedimentos técnico-formais, suas propostas estéticas e ideológicas, e verificando seus estágios no contexto sócio-cultural nacional.
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Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: A presente dissertação tem como tema a influência das tecnologias da imagem - em especial o vídeo - no surgimento de uma poética intersemiótica, no contexto do pós-modernismo literário brasileiro, enfocando a análise das relações texto/imagem estabelecidas em Nome, de Arnaldo Antunes, a fim de verificar as transformações que estas tecnologias causaram na poética visual. No primeiro capítulo, faremos uma breve síntese histórica da poesia visual no Brasil, analisando alguns de seus procedimentos técnico-formais, suas propostas estéticas e ideológicas, e verificando seus estágios no contexto sócio-cultural nacional.
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30 de setembro de 1999
Murilo Jardelino da Costa
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Letras Digitais
Estratégias de Construção Semântica em Aulas de Alemão para Estrangeiro: o significado como problema de aprendizagem
Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Um aspecto da aula de língua alemã para estrangeiros que não tem recebido há muito tempo à devida atenção é o que trata do ensino do significado. É a partir desta constatação, que o presente trabalho examina não só como ocorrem os processos de semantização de unidades lexicais no contexto de sala de aula de língua estrangeira, como também verifica que recursos lingüísticos que o professores utilizam para promover a compreensão e a aprendizagem destas unidades lexicais, com o objetivo de descobrir se o aluno está recebendo pouca informação a respeito das estratégias necessárias para compreender e verbalizar o conhecimento subjacente às unidades lexicais em língua estrangeira. A interação e a aprendizagem em SA/LE, os problemas de compreensão e as estratégias de comunicação são alguns dos aspectos da aula de problemas de compreensão e as estratégias de comunicação são alguns dos aspectos da aula de LAE discutidos ao longo de nossa pesquisa, que possibilitam o levantamento de hipóteses para este estudo. O ponto de partida da análise é de base empírica e consiste em interações em sala de aula de língua alemã para estrangeiros. Utilizando um instrumento de pesquisa que adota procedimentos de análise de várias áreas de estudos sobre a linguagem (Análise da Conversação, Análise do Discurso, Lingüística Textual,...) seqüências de explicação de unidades lexicais desconhecidas são descritas e interpretadas. Esperamos que os resultados provenientes do nosso estudo forneçam subsídios para os procedimentos pedagógicos destinados a minimizar os problemas de ensino-aprendizagem do significado em sala de aula, capacitando os aprendizes como falantes / usuários no padrão interacional característico de situações autênticas de comunicação.
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Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Um aspecto da aula de língua alemã para estrangeiros que não tem recebido há muito tempo à devida atenção é o que trata do ensino do significado. É a partir desta constatação, que o presente trabalho examina não só como ocorrem os processos de semantização de unidades lexicais no contexto de sala de aula de língua estrangeira, como também verifica que recursos lingüísticos que o professores utilizam para promover a compreensão e a aprendizagem destas unidades lexicais, com o objetivo de descobrir se o aluno está recebendo pouca informação a respeito das estratégias necessárias para compreender e verbalizar o conhecimento subjacente às unidades lexicais em língua estrangeira. A interação e a aprendizagem em SA/LE, os problemas de compreensão e as estratégias de comunicação são alguns dos aspectos da aula de problemas de compreensão e as estratégias de comunicação são alguns dos aspectos da aula de LAE discutidos ao longo de nossa pesquisa, que possibilitam o levantamento de hipóteses para este estudo. O ponto de partida da análise é de base empírica e consiste em interações em sala de aula de língua alemã para estrangeiros. Utilizando um instrumento de pesquisa que adota procedimentos de análise de várias áreas de estudos sobre a linguagem (Análise da Conversação, Análise do Discurso, Lingüística Textual,...) seqüências de explicação de unidades lexicais desconhecidas são descritas e interpretadas. Esperamos que os resultados provenientes do nosso estudo forneçam subsídios para os procedimentos pedagógicos destinados a minimizar os problemas de ensino-aprendizagem do significado em sala de aula, capacitando os aprendizes como falantes / usuários no padrão interacional característico de situações autênticas de comunicação.
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17 de setembro de 1999
Fabiane Maria C. Gonçalves Cavalcanti
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Letras Digitais
Organização Textual da Notícia: uma análise da TV e do jornal
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O objetivo deste estudo é realizar um estudo comparativo do texto noticioso em televisão e em jornal impresso. Verificamos como cada veículo de comunicação organiza as informações sobre o mesmo fato, salientado as características que aproximam e distanciam as reportagens da tv e de jornal. Para isso, confrontamos 20 matérias do Jornal Nacional com suas correspondentes na Folha de São Paulo, observando como as condições de produção inerentes a cada meio influem na elaboração da notícia. As matérias escolhidas para análise tratam de assuntos variados. O material foi analisado sob a perspectiva teórica da Lingüística e da Comunicação, tomando por base um paradigma revisado da teoria da comunicação, aliado às teorias sobre a narrativa jornalística e sobre a estrutura temática e esquemática da notícia. Observamos que as primeiras diferenças entre os textos estudados dizem respeito ao aprofundamento e ordenamento de informações na notícia e à força expressiva, dominante nas reportagens televisivas. Vimos que nos textos de jornal impresso há maior detalhamento de informações. Já o formato da notícia é distinto em cada veículo. Salientamos que as características de produção inerentes ao meio determinam as diferenças observadas. Acredito que os resultados encontrados possam ser generalizados para outros telejornais e jornais impressos, pelo fato de o Jornal Nacional e a Folha de São Paulo terem se tornando modelos nas duas modalidades. Porém, apenas um estudo mais acurado poderá confirmar essa hipótese.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O objetivo deste estudo é realizar um estudo comparativo do texto noticioso em televisão e em jornal impresso. Verificamos como cada veículo de comunicação organiza as informações sobre o mesmo fato, salientado as características que aproximam e distanciam as reportagens da tv e de jornal. Para isso, confrontamos 20 matérias do Jornal Nacional com suas correspondentes na Folha de São Paulo, observando como as condições de produção inerentes a cada meio influem na elaboração da notícia. As matérias escolhidas para análise tratam de assuntos variados. O material foi analisado sob a perspectiva teórica da Lingüística e da Comunicação, tomando por base um paradigma revisado da teoria da comunicação, aliado às teorias sobre a narrativa jornalística e sobre a estrutura temática e esquemática da notícia. Observamos que as primeiras diferenças entre os textos estudados dizem respeito ao aprofundamento e ordenamento de informações na notícia e à força expressiva, dominante nas reportagens televisivas. Vimos que nos textos de jornal impresso há maior detalhamento de informações. Já o formato da notícia é distinto em cada veículo. Salientamos que as características de produção inerentes ao meio determinam as diferenças observadas. Acredito que os resultados encontrados possam ser generalizados para outros telejornais e jornais impressos, pelo fato de o Jornal Nacional e a Folha de São Paulo terem se tornando modelos nas duas modalidades. Porém, apenas um estudo mais acurado poderá confirmar essa hipótese.
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7 de julho de 1999
Andréa Cabral de Miranda
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Letras Digitais
A Representação Ficcional do Poder em “A Memória Revoltada”, de Maximiano Campos e o Quarto Fechado, de Lya Luft
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Nosso trabalho é uma leitura de dois romances: A memória revoltada-A.M.R., do pernambucano Maximiano Campos e O quarto fechado (O Q.F.), da gaúcha Lya Luft. De ordem comparativista, nossa abordagem enfoca as relações de poder, através das representações que as obras propõem. Nesses autores, o poder se mostra estreitamente ligado à loucura e à sexualidade. Portanto, abordamos as formas de loucura advindas das turbulências sociais, por vezes castradoras, e também os papéis atribuídos ao sexo feminino, e por conseguinte ao masculino. Convocamos para nos respaldar, algumas posições feministas na crítica literária, a dialética do Outro e do Mesmo, certos conceitos da psicanálise, sociocrítica e outras linhas de pesquisas, que nos ajudaram a espreitar os universos em questão.
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Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Nosso trabalho é uma leitura de dois romances: A memória revoltada-A.M.R., do pernambucano Maximiano Campos e O quarto fechado (O Q.F.), da gaúcha Lya Luft. De ordem comparativista, nossa abordagem enfoca as relações de poder, através das representações que as obras propõem. Nesses autores, o poder se mostra estreitamente ligado à loucura e à sexualidade. Portanto, abordamos as formas de loucura advindas das turbulências sociais, por vezes castradoras, e também os papéis atribuídos ao sexo feminino, e por conseguinte ao masculino. Convocamos para nos respaldar, algumas posições feministas na crítica literária, a dialética do Outro e do Mesmo, certos conceitos da psicanálise, sociocrítica e outras linhas de pesquisas, que nos ajudaram a espreitar os universos em questão.
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7 de abril de 1999
Januacele Francisca da Costa
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Letras Digitais
Ya:thê, A Última Língua Nativa no Nordeste do Brasil: aspectos morfo-fonológicos e forfo-sintáticos
Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este trabalho é uma descrição, nos níveis da fonologia, da morfologia e da sintaxe, do Ya:thê, língua indígena brasileira, falada pelos índios Fulni-ô, do Sul do Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. A análise foi efetuada sobre bases distribucionais e funcionais e procuramos dar aos fenômenos observados uma interpretação funcionalista sempre que isto foi possível. Descrevemos a fonologia em termos de inventário de sons e de suas especificações fonéticas e fonotáticas, e do inventário de fonemas e definição do status de determinados sons considerados problemáticos. Procuramos sugerir, ainda, as matrizes dos traços que parecem ser utilizados pelo sistema fonológico da língua e descrevemos brevemente os principais processos fonológicos e morfofonológicos. Na morfologia, definimos os processos de formação de palavras, estabelecemos as classes principais e as classes menores de palavras, bem como os elementos que funcionam como especificadores do nome e do verbo e sua combinação na constituição de sintagmas. Tratamos, ainda, um pouco mais detalhadamente, dos sistemas de marcação de funções sintáticas e papéis semânticos, do sistema de representação gramatical dos actantes e do sistema de tempo, aspecto e modo. Na sintaxe, procuramos observar a categorização semântica das situações na língua e como estas são codificadas na estrutura sintática da cláusula, classificando e descrevendo, deste modo, os principais tipos de construções da língua e suas variações. São considerados, ainda, os tipos de sentença e quatro tipos de operações de complexivização de cláusulas: coordenação, completivização, relativização e circunstancialização. A título de conclusão, comentamos fatos gerais sobre a estrutura da língua, discutimos alguns parâmetros utilizados na tipologia lingüística e fazemos sugestões preliminares para a elaboração de um sistema de escrita.
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Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este trabalho é uma descrição, nos níveis da fonologia, da morfologia e da sintaxe, do Ya:thê, língua indígena brasileira, falada pelos índios Fulni-ô, do Sul do Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. A análise foi efetuada sobre bases distribucionais e funcionais e procuramos dar aos fenômenos observados uma interpretação funcionalista sempre que isto foi possível. Descrevemos a fonologia em termos de inventário de sons e de suas especificações fonéticas e fonotáticas, e do inventário de fonemas e definição do status de determinados sons considerados problemáticos. Procuramos sugerir, ainda, as matrizes dos traços que parecem ser utilizados pelo sistema fonológico da língua e descrevemos brevemente os principais processos fonológicos e morfofonológicos. Na morfologia, definimos os processos de formação de palavras, estabelecemos as classes principais e as classes menores de palavras, bem como os elementos que funcionam como especificadores do nome e do verbo e sua combinação na constituição de sintagmas. Tratamos, ainda, um pouco mais detalhadamente, dos sistemas de marcação de funções sintáticas e papéis semânticos, do sistema de representação gramatical dos actantes e do sistema de tempo, aspecto e modo. Na sintaxe, procuramos observar a categorização semântica das situações na língua e como estas são codificadas na estrutura sintática da cláusula, classificando e descrevendo, deste modo, os principais tipos de construções da língua e suas variações. São considerados, ainda, os tipos de sentença e quatro tipos de operações de complexivização de cláusulas: coordenação, completivização, relativização e circunstancialização. A título de conclusão, comentamos fatos gerais sobre a estrutura da língua, discutimos alguns parâmetros utilizados na tipologia lingüística e fazemos sugestões preliminares para a elaboração de um sistema de escrita.
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31 de março de 1999
Izabel Pinheiro de Oliveira e Silva
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Letras Digitais
O que Propõem os Livros Didáticos de Língua Portuguesa: exercitar a escrita ou interagir escrevendo
Orientação: Maria Irandé Costa Morais Antunes
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A questão que motivou este trabalho – O que propõem os livros didáticos de Língua Portuguesa: exercitar a escrita ou interagir escrevendo? – nasceu da inquietação de conviver com adolescentes que não se interessavam pela escrita de textos na escola. Levando-se em conta que o ensino escolar da língua materna organiza-se, em geral, em torno do livro didático, a investigação empreendida concentrou-se nas propostas de produção de texto sugeridas pelos autores de livros didáticos de Língua Portuguesa de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, etapa da vida escolar, na qual, normalmente, se observa mais esse desinteresse pela escrita de textos. Parte-se da hipótese de que as propostas dos livros didáticos não promovem atos de interação verbal; caracterizam-se, na sua maioria, como tarefas escolares que pretendem desenvolver habilidades específicas para corresponder às formalidades desse espaço institucional. O quadro teórico, no qual se assenta a análise dos dados levantados, enfoca, em um primeiro momento, a linguagem em três aspectos: como atuação social, como espaço de interação e como fenômeno mediado pela textualidade lingüística. A análise dos dados comprova parcialmente a hipótese levantada: há autores que propõem a escrita apenas como exercício escolar; outros projetam, junto com os alunos e o professor, atos de interlocução.
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Orientação: Maria Irandé Costa Morais Antunes
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A questão que motivou este trabalho – O que propõem os livros didáticos de Língua Portuguesa: exercitar a escrita ou interagir escrevendo? – nasceu da inquietação de conviver com adolescentes que não se interessavam pela escrita de textos na escola. Levando-se em conta que o ensino escolar da língua materna organiza-se, em geral, em torno do livro didático, a investigação empreendida concentrou-se nas propostas de produção de texto sugeridas pelos autores de livros didáticos de Língua Portuguesa de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, etapa da vida escolar, na qual, normalmente, se observa mais esse desinteresse pela escrita de textos. Parte-se da hipótese de que as propostas dos livros didáticos não promovem atos de interação verbal; caracterizam-se, na sua maioria, como tarefas escolares que pretendem desenvolver habilidades específicas para corresponder às formalidades desse espaço institucional. O quadro teórico, no qual se assenta a análise dos dados levantados, enfoca, em um primeiro momento, a linguagem em três aspectos: como atuação social, como espaço de interação e como fenômeno mediado pela textualidade lingüística. A análise dos dados comprova parcialmente a hipótese levantada: há autores que propõem a escrita apenas como exercício escolar; outros projetam, junto com os alunos e o professor, atos de interlocução.
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Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves
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Letras Digitais
Utilização da Teoria dos Traços Distintivos no Trabalho com a Substituição das Consoantes Sonoras Homorgânicas nos Desvios Fonológicos: um estudo de caso”
Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta dissertação de mestrado, intitulada “Utilização da Teoria dos Traços Distintivos no Trabalho com a Substituição das Consoantes Sonoras Homorgânicas nos Casos de Desvio Fonológicos: um estudo de caso”, objetiva entender a dificuldade de percepção produtiva do traço de sonoridade das consoantes sonoras homorgânicas, utilizando a Teoria dos Traços Distintivos (TTD), e com base nessa teoria elaborar um plano terapêutico visando a facilitar a aquisição do traço em questão. Algumas crianças com idade acima de quatro anos não apresentam nenhuma alteração orgânica, mas muitas vezes chegam aos consultórios com dificuldades em adquirir um sistema de contraste de sons em graus variados. Com o avanço dos estudos lingüísticos, o termo desvio fonológico passa a ser utilizado para designar esse tipo de alteração. O problema está além de uma simples imprecisão articulatória, o que também não descarta a sua presença. A TTD (Chomsky & Halle, 1968) tem sido de grande auxílio no tratamento e prognóstico dos quadros de Desvio Fonológico e tem confirmado a visão de que a língua não varia sem limites, mas reflete um único modelo geral. Baseado nisso, foi observado que os “erros” articulatórios das crianças são sistemáticos e não afetam um único som, mas um conjunto de fonemas e representam um traço em comum; logo, eles devem ser descritos como “erros” em traços distintivos. A aplicação da terapia elaborada com base na TTD mostrou ser eficaz no tratamento do desvio fonológico, diminuindo o tempo de terapia, visto que quando o traço alterado é adquirido todos os fonemas que apresentam esse traço são adquiridos automaticamente favorecendo uma automatização mais rápida.
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Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta dissertação de mestrado, intitulada “Utilização da Teoria dos Traços Distintivos no Trabalho com a Substituição das Consoantes Sonoras Homorgânicas nos Casos de Desvio Fonológicos: um estudo de caso”, objetiva entender a dificuldade de percepção produtiva do traço de sonoridade das consoantes sonoras homorgânicas, utilizando a Teoria dos Traços Distintivos (TTD), e com base nessa teoria elaborar um plano terapêutico visando a facilitar a aquisição do traço em questão. Algumas crianças com idade acima de quatro anos não apresentam nenhuma alteração orgânica, mas muitas vezes chegam aos consultórios com dificuldades em adquirir um sistema de contraste de sons em graus variados. Com o avanço dos estudos lingüísticos, o termo desvio fonológico passa a ser utilizado para designar esse tipo de alteração. O problema está além de uma simples imprecisão articulatória, o que também não descarta a sua presença. A TTD (Chomsky & Halle, 1968) tem sido de grande auxílio no tratamento e prognóstico dos quadros de Desvio Fonológico e tem confirmado a visão de que a língua não varia sem limites, mas reflete um único modelo geral. Baseado nisso, foi observado que os “erros” articulatórios das crianças são sistemáticos e não afetam um único som, mas um conjunto de fonemas e representam um traço em comum; logo, eles devem ser descritos como “erros” em traços distintivos. A aplicação da terapia elaborada com base na TTD mostrou ser eficaz no tratamento do desvio fonológico, diminuindo o tempo de terapia, visto que quando o traço alterado é adquirido todos os fonemas que apresentam esse traço são adquiridos automaticamente favorecendo uma automatização mais rápida.
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Luciano Barbosa Justino
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Letras Digitais
A Poesia de Augusto de Campos
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho é constituído por cinco capítulos, cada um deles com o objetivo de discutir a poesia de Augusto de Campos a partir de elementos que considero basilares para se apreender o texto "verbi-voco-visual" do poeta paulista: a relação de sua poética com a tradição brasileira aberta pela desconfiança drummondiana da possibilidade de expressão do canto, vendo a dialética que se descortina com a "construção pensante" de João Cabral; o problema da representação na pós-modernidade, no esfacelamento das verdades identitárias instaurado pelo mundo contemporâneo do virtual; o convite a outras mídias para construir o espaço do texto, gerando uma rasura da linguagem verbal e imantondo-a com o silêncio e a presença da visualidade; a dialogia com outras vozes poéticas criada pelas traduções; e a dialética entre a sua poesia e as teorias do pós-moderno. É o estar sempre no diálogo e no eterno movimento, na crítica de qualquer paralização, que nos leva à conclusão de que a poesia de Augusto de Campos é de natureza eminentemente indicial. A mistura da voz do outro com a sua, do visual e do verbal, da tradição com a transgressão, carrega sua poesia do choque instaurado pelo índice peirceano.
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Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho é constituído por cinco capítulos, cada um deles com o objetivo de discutir a poesia de Augusto de Campos a partir de elementos que considero basilares para se apreender o texto "verbi-voco-visual" do poeta paulista: a relação de sua poética com a tradição brasileira aberta pela desconfiança drummondiana da possibilidade de expressão do canto, vendo a dialética que se descortina com a "construção pensante" de João Cabral; o problema da representação na pós-modernidade, no esfacelamento das verdades identitárias instaurado pelo mundo contemporâneo do virtual; o convite a outras mídias para construir o espaço do texto, gerando uma rasura da linguagem verbal e imantondo-a com o silêncio e a presença da visualidade; a dialogia com outras vozes poéticas criada pelas traduções; e a dialética entre a sua poesia e as teorias do pós-moderno. É o estar sempre no diálogo e no eterno movimento, na crítica de qualquer paralização, que nos leva à conclusão de que a poesia de Augusto de Campos é de natureza eminentemente indicial. A mistura da voz do outro com a sua, do visual e do verbal, da tradição com a transgressão, carrega sua poesia do choque instaurado pelo índice peirceano.
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30 de março de 1999
Clélia Reis Geha
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Letras Digitais
Um Olhar Feminista em Busca de “Sula” e da Canção de Solomon
Orientação: Roland Walter e Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este estudo investiga, com um olhar feminista, os aspectos de gênero, sociais e raciais em duas obras de Toni Morrison: Sula e A Canção de Solomon. Perscruta, por exemplo, as reações masculinas e femininas diante da questão sexual e como a comunidade negra reage às diferentes instâncias comportamentais da mulher e do homem. A pesquisa se fundamenta não apenas na crítica literária feminista (branca e negra), mas em teóricos e filósofos da literatura como Umberto Eco, Jean-Paul Sartre e Wolfang Iser, dentre outros. As teorias esboçadas no primeiro capítulo, assim como os dados históricos, servem como pano de fundo para o olhar crítico, feminista sobre Sula e A Canção de Solomon, respectivamente no segundo e terceiro capítulos.
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Orientação: Roland Walter e Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este estudo investiga, com um olhar feminista, os aspectos de gênero, sociais e raciais em duas obras de Toni Morrison: Sula e A Canção de Solomon. Perscruta, por exemplo, as reações masculinas e femininas diante da questão sexual e como a comunidade negra reage às diferentes instâncias comportamentais da mulher e do homem. A pesquisa se fundamenta não apenas na crítica literária feminista (branca e negra), mas em teóricos e filósofos da literatura como Umberto Eco, Jean-Paul Sartre e Wolfang Iser, dentre outros. As teorias esboçadas no primeiro capítulo, assim como os dados históricos, servem como pano de fundo para o olhar crítico, feminista sobre Sula e A Canção de Solomon, respectivamente no segundo e terceiro capítulos.
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29 de março de 1999
Eneida Oliveira Dornellas de Carvalho
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Letras Digitais
Aspectos da Organização Lingüístico-Textual da Exposição Acadêmica de Alunos de Pós-Graduação
Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho visa a uma descrição de exposições orais de alunos universitários, realizadas em sala de aula como cumprimento de atividades acadêmicas. Estas produções textuais são aqui consideradas a partir de uma perspectiva discursiva, como resultado de uma prática social institucionalizada. Nesse sentido, os aspectos relativos aos componentes da situação de comunicação e à estrutura de participação, juntamente com as condições de produção textual constituem critérios básicos para a observação do modo de funcionamento das exposições. Os dados são analisados segundo a perspectiva sócio-interacional. O levantamento das características de oralidade e de escrita presentes nas exposições acadêmicas confirma a idéia de que as atividades envolvendo o uso da fala e da escrita acontecem dentro de um contínuo das práticas lingüísticas. Assim, a exposição acadêmica constitui um gênero textual intermediário porque representa traços tanto da conversação espontânea, quanto da escrita acadêmica, gêneros textuais tanto da fala e da escrita. Esse gênero é expresso por meio de dois tipos textuais básicos: a explicação e o relato. No interior destes, o discurso reportado destaca-se como um fator constitutivo do gênero textual. O estudo da materialidade lingüística do texto se completa com uma análise de elementos morfossintáticos e fonológicos, com vistas à caracterização do dialeto dos alunos universitários do discurso comum.
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Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho visa a uma descrição de exposições orais de alunos universitários, realizadas em sala de aula como cumprimento de atividades acadêmicas. Estas produções textuais são aqui consideradas a partir de uma perspectiva discursiva, como resultado de uma prática social institucionalizada. Nesse sentido, os aspectos relativos aos componentes da situação de comunicação e à estrutura de participação, juntamente com as condições de produção textual constituem critérios básicos para a observação do modo de funcionamento das exposições. Os dados são analisados segundo a perspectiva sócio-interacional. O levantamento das características de oralidade e de escrita presentes nas exposições acadêmicas confirma a idéia de que as atividades envolvendo o uso da fala e da escrita acontecem dentro de um contínuo das práticas lingüísticas. Assim, a exposição acadêmica constitui um gênero textual intermediário porque representa traços tanto da conversação espontânea, quanto da escrita acadêmica, gêneros textuais tanto da fala e da escrita. Esse gênero é expresso por meio de dois tipos textuais básicos: a explicação e o relato. No interior destes, o discurso reportado destaca-se como um fator constitutivo do gênero textual. O estudo da materialidade lingüística do texto se completa com uma análise de elementos morfossintáticos e fonológicos, com vistas à caracterização do dialeto dos alunos universitários do discurso comum.
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Auristela Oliveira Melo da Silva
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A Mulher no Limiar do Século XX em “Exaltação” de Albertina Bertha
Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O presente estudo nasceu da necessidade de dar lume aos significativos trabalhos intelectuais de Albertina Bertha (1880-1953), mulher que dedicou grande parte de sua existência às letras e, em especial, ao papel da mulher moderna brasileira, no limiar do século XX. Objetiva resgatar uma testemunha do grito de independência das mulheres, que viveram em décadas passadas, que lutaram pela conquista de uma identidade de sujeito feminino ativo, fazendo das artes, mais particularmente da literatura, uma das possibilidades de testemunhar lucidez, patentear anseios. Para se atingir o objetivo almejado, fez-se apelo às teorias de Gaston Bachelard, de Bakhtin, de Pierre Bordieu, entre outros, uma vez que pesquisou-se, por um lado, o aspecto imaginário dos textos, e por outro, o desejo de inserção, do sujeito feminino, no social. Contudo, vale salientar que os textos da romancista norteiam a fundamentação da proposta, levando a um processo de interação constante entre os analistas e o objeto de estudo, requerendo mais flexibilidade no tratamento técnico do mesmo.
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Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O presente estudo nasceu da necessidade de dar lume aos significativos trabalhos intelectuais de Albertina Bertha (1880-1953), mulher que dedicou grande parte de sua existência às letras e, em especial, ao papel da mulher moderna brasileira, no limiar do século XX. Objetiva resgatar uma testemunha do grito de independência das mulheres, que viveram em décadas passadas, que lutaram pela conquista de uma identidade de sujeito feminino ativo, fazendo das artes, mais particularmente da literatura, uma das possibilidades de testemunhar lucidez, patentear anseios. Para se atingir o objetivo almejado, fez-se apelo às teorias de Gaston Bachelard, de Bakhtin, de Pierre Bordieu, entre outros, uma vez que pesquisou-se, por um lado, o aspecto imaginário dos textos, e por outro, o desejo de inserção, do sujeito feminino, no social. Contudo, vale salientar que os textos da romancista norteiam a fundamentação da proposta, levando a um processo de interação constante entre os analistas e o objeto de estudo, requerendo mais flexibilidade no tratamento técnico do mesmo.
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27 de março de 1999
Haideé Camelo Fonseca
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Dificuldade Interpretativa: deficiência do indivíduo ou fato social construído na interação
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O objetivo central deste trabalho é investigar a influência da escola na construção da dificuldade interpretativa, apresentada por grande quantidade de estudantes em todos os níveis de escolaridade. Tomando como base teórica, as idéias de Vygotsky sobre a formação social da mente, a aprendizagem e a relação entre pensamento e linguagem; o modelo estratégico de compreensão do discurso de Van Dijk e Kintsch (1992) e as idéias de Van Dijk (1992) em torno dos tipos de relações semânticas e pragmáticas responsáveis pela coerência funcional do discurso, observamos e analisamos o trabalho desenvolvido na sala de aula, buscando compreender como se processa, na interação professor/aluno, o desenvolvimento da habilidade de compreender texto e contexto. A orientação metodológica veio de um relativamente novo método de estudo originário na Sociologia: a etnometodologia. A identificação do problema acontece no Ciclo Básico de uma universidade particular na cidade do Recife com a participação de alguns professores de português e estudantes universitários. A coleta de dados e a observação dos processos interativos entre professores e alunos foram feitas em três escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede particular, também na cidade do
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O objetivo central deste trabalho é investigar a influência da escola na construção da dificuldade interpretativa, apresentada por grande quantidade de estudantes em todos os níveis de escolaridade. Tomando como base teórica, as idéias de Vygotsky sobre a formação social da mente, a aprendizagem e a relação entre pensamento e linguagem; o modelo estratégico de compreensão do discurso de Van Dijk e Kintsch (1992) e as idéias de Van Dijk (1992) em torno dos tipos de relações semânticas e pragmáticas responsáveis pela coerência funcional do discurso, observamos e analisamos o trabalho desenvolvido na sala de aula, buscando compreender como se processa, na interação professor/aluno, o desenvolvimento da habilidade de compreender texto e contexto. A orientação metodológica veio de um relativamente novo método de estudo originário na Sociologia: a etnometodologia. A identificação do problema acontece no Ciclo Básico de uma universidade particular na cidade do Recife com a participação de alguns professores de português e estudantes universitários. A coleta de dados e a observação dos processos interativos entre professores e alunos foram feitas em três escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede particular, também na cidade do
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